Carcarás Barretos é vice líder da Conferência do Interior de flagbol

em

O Carcarás Barretos venceu no último final de semana, o Necks de Santa Bárbara D’Oeste por 33 x 0, em sua terceira partida pela Conferência Interior (Caipira Bowl) do Campeonato Paulista de Flagbol. O jogo foi disputado no campo da ASPUM (Associação dos Servidores Públicos Municipais), em Barretos.

Nos três jogos disputados pela competição, a equipe soma duas vitórias e uma derrota: 28 x 27 (Araras), 25 x 12 (Tietê América Ducks) e 33 x 0 (Red Necks Santa Barbara), acumulando dois pontos ganhos e ostendo um saldo de 45 no touchdown (pontos das partidas).

A Conferência Interior tem oito equipes: Piracicaba Cune Curts, Carcaras Barretos, Red Necks Santa Bárbara D’Oeste, HS Araras, São José dos Campos Jets, Salto Flames, América Ducks Tietê e Big Donks Taubaté. A Conferência da Capital (Metrópole Bowl), conta também com oito agremiações, entre as quais a Portuguesa Desportos, São Paulo FC e SE Palmeiras. A final estadual será realizada entre a campeã Caipira e a Metropolitana.

A MODALIDADE – Flag football é uma versão do futebol americano. As regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down. Em todas das jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro.

O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football (Tackle) poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos acabam sendo caros. Ao longo dos anos, o contato entre os linhas e Defensive Backs e Wide Receivers foi liberado. A modalidade começou a se desenvolver como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados.

 

 

Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas locais em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana na cidade de St. Luis. Posteriormente, o esporte consolidou-se em vários países através de programas, torneios e criação de ligas nacionais.

No fim dos anos 90, foi fundada a IFFF (Federação Internacional de Flag Football), que organiza a Copa do Mundo de Flag Football, sua principal competição internacional. Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun – México. No Brasil, este esporte começou a ser inserido em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo no ano de 1999.

CARCARÁS – Em Barretos a prática teve início 2006, com a fundação do Barretos Carcaras, através de um grupo de amigos que queriam praticar o futebol americano (tackle). Com poucos recursos, encontraram no flag um esporte ideal. Naquela ocasião, dois rapazes assistiram via televisão, a final do Superbowl americano. Um deles fez uma participação ao vivo na transmissão e outro viu. Por por meio de redes sociais se encontraram e conversaram sobre a modalidade. Na semana seguinte aconteceu o primeiro treino no Campo de futebol da Região dos Lagos, cuja marcação foi adaptada.

No início de 2007, em jogo exibição, que chamou a atenção da mídia, o Carcarás Laranja e o Carcarás Preto – times de ataque e defesa, se enfrentaram. Após a partida, surgiu a ideia de participar do Torneio Integração, cujos nove melhores do Estado se classificariam para o Paulista de Flag. A vaga foi garantida pela representação barretense, que, entretanto não o disputou.

Em 2010, chegou a final do Caipira Bowl (Conferência do Interior Paulista), conquistando o título. Em 2011, mesmo sendo considerado favorito, caiu nas eliminatórias para as semi finais. Em 2012, chegou as semi finais com uma equipe reestruturada, mas com poucos atletas (14). Mesmo assim, fez uma partida histórica, vencendo o adversário, com um elenco de 35 jogadores.

NOME E ESTRUTURA – Carcaras é o nome de uma ave que tem em um de seus habitats a região de Barretos. Segundo Aislan Augusto da Silva, presidente da equipe barretense, o nome, muito bem escolhido é invejado pelas demais equipes, pois é brasileiro e sugestivo. As demais usam nomes americanizados sempre de uma ave típica de uma região dos Estado Unidos. “Temos feito um esforço enorme para colocar o Carcarás Barretos na cancha de jogo, por isto as empresas barretenses que puderem nos apoiar serão muito bem vindas”, afirma Aislan. Segundo o Presidente, por baixo, o custo mensal gira em torno de R$ 2 mil, bancados praticamente pelos atletas.

“Neste ano temos o apoio da Prefeitura na cessão de material e transporte; e patrocínio da The Partners Idiomas, MaxCell, Multimarcas Baterias e Nacional Auto Elétrica, a quem muito agradecemos”, ressalta. Para os treinamentos, o Carcarás utiliza a parte interna da pista de atletismo do Conjunto Poliesportivo Municipal “João Batista da Rocha – Rochão”. Nesta semana, o jogo pelo campeonato foi disputado na ASPUM. A cancha tem medida oficial mínima de 80 por 35 metros (mínimo), com demarcação específica.

 

ELENCO E POSIÇÕES  DOS JOGADORES DO CARCARÁS

 

Aislan Augusto da Silva, 29 anos (posição TE – presidente da equipe); Bruno Sostena, 25 anos (LB), Crepaldi Júnior, 33 anos (G); Eduardo Girardi, 30 anos (G); Estevão dos Santos, 21 anos (QB – capitão de ataque); Fábio Martini, 32 anos (QB); Felipe Galan, 20 anos (TE); Fillypi Eduardo, 19 anos (LB – capitão de defesa); Francisco Bassora, 32 anos (C); Gabriel Bezerra,  18 anos (LB); Gabriel Vicente, 28 anos (SS); Jeferson Theodoro, 28 anos (LB); João Oliveira, 21 anos (C); João Abdala, 27 anos (LD); José Oliveira, 21 anos (LD); Lucas Carneiro, 27 anos (LB); Lucas Oliveira, 18 anos (CB); Luiz Ferreira, 25 anos (WR); Luiz Pereira, 27 anos (LD); Mateus Hotf, 21 anos (TE); Rafael Silva, 25 anos (G); Raul Kirchhoff, 17 anos (WR); Robson Rodrigues, 31 anos (SS); Rodrigo de Andrade, 38 anos (LD); Ronny Ricci, 23 anos (LB); Victo Pegô, 21 anos (RB); Vinicius de Freitas, 25 anos (RB) e Vitor Passarelli, 30 anos (WR – técnico da equipe).

 

LEGENDAS DAS POSIÇÕES:

 

Ataque

 

QB = Quarterback (Capitão do Ataque e faz os passes para seus alvos WR, TE ou corrida para os HB)

C   = Center ( Responsável  pelo Snap)

G  = Guard  (Faz a proteção para o QB)

TE  = Tight End (Protege e recebe Passes)

WR = Wide Reciver ( Recebe passes)

RB = Running back ( responsável pelo jogo corrido)

 

Defesa

 

LB= Line Back ( responsável no desarme do jogo corrido e no passe)

CB = Conner Back  (marca o WR e faz interferências no passes a ele)

SS = Safety   ( é o jogador responsável para cobrir os passes Longos)

LD = Linha Defensiva ( responsáveis pela pressão ao QB)

Obrigado por participar!