Marcus Mattioli o caçula de uma família de sucesso dentro das piscinas

Marcus Mattioli de 55 anos, aprendeu a nadar com 3 anos no Minas Tênis Clube e aos 5 anos já participava da primeira competição como nadador da equipe de Mini-Mirim do Minas.

Marcus vem de uma tradicional e consagrada família mineira de nadadores: a família Mattioli. Caçula de 4 irmãos que por 4 décadas representou brilhantemente o Minas Tenis Clube e o estado de Minas Gerais no Brasil e no exterior. Seus irmãos, Alexandre Mattioli (in memorian), Rodrigo Mattioli (in memorian) e Ricardo Mattioli foram soberanos na natação mineira e brasileira conquistando por décadas vários títulos mineiros, brasileiros e mundiais. Rodrigo e Ricardo foram, sem dúvida, seus ídolos e sua fonte de inspiração.

Marcus juntamente com seus irmãos, foram criados dentro do Minas tênis clube sendo “pratas da casa” como se costuma dizer. Seu maior feito, com certeza, foi a conquista da única medalha olímpica da história da natação mineira: a medalha de bronze no revezamento 4×200, conquistada nas Olimpíadas de Moscou de 1980.

Após esta brilhante conquista, Marcus parou de nadar em 1981 e fundou a Academia Mattioli, formando muitos atletas talentosos que defenderam brilhantemente, em competições, o Minas Tênis Clube, Minas Gerais e o Brasil. Em meados de 2007, Marcus fundou a Vila Mattioli que hoje em dia é um renomado acampamento e centro de treinamento de equipes dos mais diversos esportes (Fan Page Vila Mattioli).

Em 2006 voltou a nadar e em 2007 teve a maior emoção após o pódio olímpico de Moscou: conquistou, aos 47 anos, a terceira colocação no campeonato brasileiro dos 200 M Borboleta. O mais emocionante foi Marcus estar ao lado de seu filho Raphael Mattioli no pódio, pois Raphael foi o primeiro colocado na mesma competição. Pai e filho foram ovacionados por todos os presentes, nadadores e plateia. Por ser Atleta Emérito do Minas tênis clube, Marcus não pode mais competir em campeonatos oficiais como atleta do clube, pois o estatuto do clube não o permitia, por isso começou a disputar os campeonatos na categoria Master. Até esse momento, após a mudança de categoria, Marcus conquistou 32 medalhas de ouro em mundiais na Australia 1988, EUA 2006, Suécia 2010, Italia 2012, Canada 2014, Russia 2015, estabelecendo 60 recordes mundiais.

Marcus Matiolli foi eleito por 2 vezes, em 2007 e 2013 pela revista Swimming World a maior e mais conceituada revista da natação mundial, o melhor nadador na categoria master do

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s