Grupo Anakã resgata “samba rock” com o lançamento do single “Sou do Black”

Grupo Anakã – Foto: Divulgação

Se procurarmos no dicionário o significado para Anakã, vamos encontrar uma ave de rara beleza e canto peculiar, característico e único. Ave essa que empresta o seu nome para o grupo de pagode paulista, que desde 1999, realiza shows por todo o país, conquistando fãs e admiradores em cada apresentação.

Hoje, composto por Arcuri (Cavaquinho), Bruno Bis (Voz / Violão), Caio (Voz / Tan tan), Iel Sorriso Negro (Voz / Percussão), Rodrigo (Voz / Percussão), Ronald Buri (Vocal / Pandeiro), Thiaguinho (Vocal / Surdo), o Anakã lança depois de 3 CD´s ao longo da carreira,  o 01 EP (lançado no inicio do ano passado), seu mais novo single “Sou do Black”. O projeto traz o resgate do “samba rock”.

O samba rock hoje vive um novo momento. Graças ao trabalho do dançarino Inácio de Loyola (o Moskito), precursor do ensino de samba-rock nas escolas de dança de salão, tanto o gênero musical como a dança, ganharam um novo impulso e vem crescendo dia a dia com seu número de adeptos. O ritmo, antes restrito às casas de samba e aos bailes “nostalgia” de São Paulo (herdeiros dos grandes bailes de outrora) – onde se toca samba-rock, chama nota 7 e passinho nota 8 – agora avança para espaços exclusivamente de samba rock.

Léo Maia – Foto: Divulgação

O projeto que leva o nome da música “Sou do Black”, homenageia o negro tanto socialmente, quanto musicalmente, sua letra são citados  grandes ídolos como Jorge Ben Jor e Sandra de Sá, conhecidos nacionalmente por inúmeras parcerias e canções e também, o ídolo internacional do Soul Marvin Gaye. A canção faz alusão também a saudosos nome da música nacional, como Branca Di Neve (um dos mais importantes musicos do estilo). O cantor já tocou no grupo Originais do Samba, com Luiz Vagner e o próprio Jorge Ben Jor. Outro grupo citado na canção é o Trio Mocotó, um dos grupos mais importantes do estilo.

O Trio Mocotó foi formado em 1968 na Boate Jogral, onde Fritz “Escovão”, João “Parahyba” e Nereu Gargalo trabalhavam. Na época, a boate paulistana era o grande ponto de encontro da música brasileira. Os três contratados da casa trabalhavam como banda de apoio para nomes como Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulo Vanzolini e Manezinho da Flauta.Além das históricas “canjas” com artistas brasileiros e outros ilustres visitantes como Duke Ellington, Oscar Peterson, Earl Hines. Outros grandes nomes da musica sao citados na canção como: Benedito João dos Santos, Billy Paul entre outros.

O convidado especial para representar o estilo e o swing do samba rock foi o cantor Léo Maia. Marcio Leonardo Maia, 41 anos, filho do grande e saudoso Tim Maia, emprestou a canção sua voz poderosa, DNA de seu grande incentivador musical Tim Maia. o cantor que recentemente participou do Reallity “Esse artista sou EU”, aceitou o convite do grupo e disparou que há tempos não gravava um samba rock tão estiloso. Em depoimento ao Grupo, Léo afirmou sentir saudades dos bailes e das festas em São Paulo.

Grupo Anakã ja pensa nos próximos convidados para dar continuidade ao projeto “O objetivo do projeto é reunir personalidades da música seja do soul, samba rock, samba de raíz , MPB entre outros para esta troca de experiencia musical. O grupo está viajando o Brasil com shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Segue o link para baixar a música em primeira mão “Sou do Black”.

https://www.sendspace.com/file/t8shc6

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s