1ª Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista em Ribeirão Preto reuniu mais de 4 mil pessoas

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Com o objetivo de proporcionar acesso às informações, técnicas e tratamentos sobre o autismo, o TEAbraço – Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista -, trouxe para Ribeirão Preto entre os dias 17 e 22 de março, no Shopping Iguatemi, um novo olhar sobre o assunto.

O evento, que contou com a participação de mais de 4 mil pessoas de diversas cidades brasileiras, apresentou diversas abordagens sobre o TEA, tais como comportamental, educacional, motivacional, lúdica, para habilitar os pais e profissionais que trabalham com o assunto e também sobre os seus direitos. “O TEAbraço nasceu desta proposta, de trazer o que há de mais novo em estudos sobre o autismo e suas variações, quebrar barreiras, preconceitos e abrir espaço para uma vida digna e produtiva para pessoas e famílias que convivem com essa realidade”, conta Carol Felício, Diretora da Jujuba, realizadora do evento.

Entre os importantes nomes que passaram pelo projeto, está o neurologista pediátrico, do Miami Children´s Hospital, Carlos Gadia. “A proposta do TEAbraço foi única no Brasil. Conseguimos reunir em 6 dias de evento, especialistas do mundo inteiro, que compartilharam experiências de forma prática e trouxeram novas propostas para o tratamento”, explica Gadia, também idealizador do TEAbraço.

Além do Dr. Carlos Gadia, outros importantes estudiosos e especialistas também passaram pelo evento Augusto Cury –  médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e escritor-, Dr. Alysson Muotri, neurocientista atuante nos EUA, líder no projeto “Fada do Dente”, Dr. Alexandre Crippa, professor e pesquisador na USP Ribeirão Preto, é um dos cientistas brasileiros mais ativos na luta pela liberação do Canabidiol para uso terapêutico, Erin S. Brooker-Lozott, mestre em Fonoaudiologia, pesquisadora-líder do Projeto de Pesquisa em Interação Social na Georgia (EUA); Marlene Sotelo, diretora Programas da Els for Autism Foundation na Flórida (EUA), Maria Arizmendi, Fundadora e diretora do grupo Progressive Behavioral Science, centro de terapia intensiva para autismo na Flórida (EUA); Celisabel Caldevilla, bacharel em psicologia, é mestre em Análise Comportamental Aplicada no Progressive Behavioral Science na Flórida (EUA), entre outros.

Compartilhando experiências

Um dos grandes diferencias que o evento trouxe foi a possibilidade de crianças e adolescentes passarem por consultas médicas, onde especialistas analisaram e orientaram cada caso. “Lutamos a vida inteira, sempre em busca de  tratamentos, e o evento trouxe uma oportunidade de recomeço, de colocar em prática novas técnicas que aprendemos. A partir do TEAbraço temos um novo olhar sobre o autismo e mais força para continuar lutando”, explica Ângela Maria Rangel, mãe de Diego de 32 anos. Já para Adriana Aoqui, mãe de João Mario, de 12 anos, o projeto trouxe novas respostas. “Eu achava que já tinha feito tudo o que poderia ser feito, mas participando do evento minha mente abriu, percebi que posso ir mais longe. Hoje mesmo, já tive uma reunião na escola do João para compartilhar as informações que tive e lutar cada vez mais pelos direitos dele”, conta. Todos os atendimentos foram televisionados, ao vivo, para os participantes do workshop.

Também compartilhando experiências, o casal Marcos Mion e sua esposa Suzana Gullo participaram do evento. O apresentador, que tem um filho autista, deixou uma mensagem para outras famílias que convivem com a realidade. “Uma a cada 68 crianças faz parte do espectro e esse número só aumenta. Por isso estava falando sobre, no futuro, se conseguirmos evoluir, seremos todos autistas, afinal meu filho Romeo é tão mais evoluído do que eu que só consigo imaginar o quão evoluída seria uma sociedade onde os autistas não tivessem que lidar com nossas limitações, defeitos, maldade e barreiras, incluindo a da linguagem falada. Enfim, são apenas meus pensamentos…Mas eu sei que quem tem um anjo azul em casa, entende o que eu estou falando”.

Cultura, Arte, Inovação e Criatividade

Além de grandes especialistas, o TEAbraço trouxe uma programação diversificada para as crianças com TEA. O espaço Jujuba contou com as principais inovações tecnológicas e softwares para soluções rápidas, além de oficinas lúdicas. Teatro e cinema ao ar livre também foram opções de entretenimento para os pequenos.

No Boulevard do Shopping Iguatemi mais de 40 trabalhos e pinturas feitas por crianças e adultos diagnosticados com o Transtorno Espectro Autista (TEA) e atendidos pela Associação de Amigos do Autista – AMA, foram expostas. Já no Open Mall do centro de compras a escultura de uma árvore representou bem um dos objetivos do evento: integrar as pessoas ligadas ao universo do autismo. A obra de arte assinada pelo artista Marcelo Maimoni, trouxe uma chapa retangular representando a maioria das pessoas – que tem um conhecimento limitado ou desconhece o universo do TEA; enquanto a árvore recortada, livre, simbolizaram a quebra das barreiras através da informação, derrubando preconceitos e paradigmas.

Parceiros

A primeira edição da Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista contou com diversos parceiros que apoiaram e abraçaram a causa. Para o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto receber e apoiar um evento que tem uma causa tão nobre é sempre motivo de comemoração. ” Para nós o evento TEAbraço foi muito mais que um  congresso. Foi, sem dúvida, o início de um grande momento de conscientização e integração sobre um tema que faz parte da vida de muita gente. Ficamos muito grato por ter a oportunidade de fazer parte do evento”, explica Felipe Barbosa, Gerente de Marketing do shopping.

Além do Shopping Iguatemi RIbeirão Preto e do Iguatemi Empresarial, as marcas Miami Children’s Hospital, Livraria Cultura, EPTV, CBN, Jornal A Cidade, Fundação Panda, Passaredo Linhas Aéreas, Liceu Albert Sabin, Bebidas Poty, Café Utam, Rodrigo Frutas, Resolv, Painew, Mega Sistema de Comunicação, BTG Pactual, Absoluta Film, Gustus Gourmet, Artista Plástico Marcelo Maiomoni, Barão de Mauá, Datagro, Varanda Grill e Renato Aguiar Festas apoiaram e incentivaram o evento. As empresas Phábrica de Ideias – Assessoria em Comunicação, BP One – Live Marketing e WH2F – Marketing e Comunicação Estratégica foram as responsáveis pela comunicação e marketing do TEABraço.

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