Uso obrigatório do extintor ABC é prorrogado para julho

unnamed (2)

O Departamento Nacional de Trânsito determinou uma nova data para a obrigatoriedade de uso do extintor ABC. Portanto, a regra que entraria em vigor no dia 1º de abril passa para 1º de julho. A resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada usem o novo equipamento.

De acordo com o Denatran, o pedido de adiamento do prazo foi feito pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que alegou a dificuldade dos motoristas para encontrar o novo extintor de incêndio. Agora fica a cargo do Contran, publicar uma nova resolução que revogará o último prazo, que foi estabelecido pela resolução nº 516/2015.

LEGISLAÇÃO – De acordo com o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o extintor é de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque. A Resolução 157/2004 estabelece especificações (quantidade, o tipo e capacidade mínima da carga) dos extintores de incêndio.

Em julho, quando o novo prazo vencer, os condutores que não cumprirem a lei poderão pagar R$ 127,69 de multa e perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O novo item de segurança tem como vantagem a capacidade de conter chamas que iniciam em equipamentos elétricos energizados, como bateria, alternador e outros equipamentos da parte elétrica do veículo, diferente do AB, que só conseguia controlar o fogo proveniente de matérias sólido como plásticos, borrachas, madeiras, tecidos e líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s