BARRETOS/SP: Profissão docente: Pibid favorece formação de universitários de licenciatura do Unifeb com estágio supervisionado em escolas públicas

unnamed

Voltado para estudantes de licenciatura, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do Governo Federal (PIBID) busca formar e inserir os universitários que optaram pela carreira de professor em atividade supervisionada, ou seja, dentro de uma prática real em escolas municipais e estaduais, tudo com acompanhamento local, supervisão de professores da educação básica e coordenação dos professores do ensino superior. Contemplado pelo programa em 2013, o Instituto Superior de Educação da Fundação Educacional de Barretos (ISE/Unifeb) conta com 132 bolsistas, sendo 112 alunos de licenciaturas de diversas áreas, 12 professores que supervisionam os alunos e 8 professores que coordenam todo o trabalho.

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid no ISE/Unifeb – professora Terezinha Maia Martincowski, cerca de 200 instituições de ensino superior do Brasil são beneficiadas com o programa, sendo a grande maioria formada por instituições públicas, porém, o programa também possibilitou a participação de instituições não governamentais, ocasião em que o Unifeb se inscreveu e foi contemplado.

Os alunos do ISE/Unifeb realizam atividades supervisionadas em sete escolas de educação básica de Barretos, entre municipais e estaduais. As diretrizes do programa, o acompanhamento e avaliação das ações são feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES), assim como todo o desenvolvimento do programa. No Unifeb há alunos bolsistas em todos os cursos de licenciatura oferecidos, sendo Pedagogia, Física, Química, Educação-Física, Matemática e Biologia.

Segundo Terezinha Maia, os alunos de licenciatura da instituição têm que cumprir uma carga horária de 32 horas por mês, oito horas semanais, entre atividades nas escolas e orientação e preparativos das atividades junto aos coordenadores de área no Unifeb. A coordenadora explica que o lecionando é acompanhado pelo coordenador de área. “Ele está sempre sendo capacitado. Antes de ir para a escola pública o futuro professor lê documentos como projeto pedagógico da escola e diretrizes curriculares. Além dessa capacitação, o aluno também passa por treinamento, quando aprende conhecer os alunos, identificar suas principais dificuldades e suas potencialidades, fazendo assim, um diagnóstico para identificação de problemas de aprendizagem e até mesmo preparando alguma intervenção. A partir dessa orientação, os alunos começam suas atividades na prática sob a supervisão dos professores supervisores. Estes orientam  sobre o funcionamento da educação básica e acompanham as ações dos licenciandos.

Terezinha Maia já mensura resultados positivos no desenvolvimento dos bolsistas do ISE/Unifeb e escolas públicas que participam do Pibid, citando a participação e apresentação de trabalho feito por dois alunos do curso de licenciatura em Educação Física em evento científico internacional, realizado no final de 2014, em Foz do Iguaçu.

Além das atividades supervisionadas, o programa também tem proporcionado visitas técnicas como visitas na Bienal, museu do Futebol, museu da Língua Portuguesa e museu da Energia. Para 2015 os coordenadores planejam levar os bolsistas na Feira do Livro em Ribeirão Preto além de  visitas a outros locais.  Para a coordenadora, o programa é muito relevante para o futuro professor, pois auxilia os licenciandos a entenderem, na prática, a importância das ações pedagógicas que devem ser pautadas pela escolha de caminhos possíveis de inserção do saber. “O professor do futuro precisa ter metodologia, pois esta permite a escolha de caminhos mais sólidos, tanto tecnológicos quanto didáticos, que possibilitam uma boa prática em sala de aula. O professor do futuro  deve ter uma boa visão de suas escolhas para atrair e motivar a atenção do aluno e possibilitar a veiculação do saber”, enfatizou.

 

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s