Guarda Civil de Monte Azul: o trabalho comunitário, um exemplo de cidadania

1467488_230624897113983_1020997985_n

O dia chuvoso de hoje, dia 25 de novembro, não foi impedimento para que a Guarda Civil Municipal (GCM) realizasse mais um exemplo de cidadania. Sobre forte chuva, o GCM Lazaro Jácomo, orientava o transito no horário de saída da escola Aureliano Junqueira Franco. “É trablhoso, mas temos um compromisso com a escola e com os pais destas crianças”, disse Lazaro, ressaltando o comprometimento da corporação.
Diariamente, o comando da Guarda Civil Municipal destaca alguns de seus membros para auxiliar os horários de saída e chegada as duas EMEF, Aureliano e Alzira. “É uma solicitação dos próprios pais que se sentem mais tranquilos sabendo que a GCM está presente”, disse o comandante da Guarda Ricardo Biaggio que acredita que a presença da GCM nas escolas é um poderoso inibidor para pessoas que estejam mal intencionadas.

“A nossa presença aqui inibe pessoas que queiram assediar nossas crianças, tanto para a questão das drogas, como para casos de pedofilia”, completou o comandante. As duas escolas possuem mais de mil alunos, e sem o apoio da GCM, seria um completo “caos”, nas palavras do diretor da EMEF Alzira de Freitas Casseb, Oscar Peluco. “A presença deles é fundamental, os pais se sentem mais tranquilos e nós professores também, porque sabemos que estamos bem protegidos”, disse Oscar.

Herber Robson Prioli, secretário de segurança e transito, destacou o trabalho que a GCM tem feito para orientar pais e alunos.  “Tivemos a pouco a semana do transito e estamos trabalhando de forma continua para esclarecer questões de cidadania”, disse Prioli, sobre as palestras e eventos realizados em parceria com as escolas.  Herber ressalta ainda, que a orientação não se limita a questão do transito, mas há uma forte preocupação da GCM quando o assunto é droga.

“Muitas das nossas palestras são sobre o uso de drogas, a prevenção e orientação ainda é o melhor caminho”, completou. A Guarda Civil Municipal de Monte Azul não se limita a orientação e segurança, possui também um forte papel social na comunidade, conforme lembra o Subcomandante Marcos Carvalho.

“Somos um ponto de referência para a sociedade, e temos uma relação de amizade com a população, o que torna a correção de problemas muito mais fácil”, frisou Marcos que fez questão de mencionar as inúmeras campanhas em pró da sociedade, como o recolhimento de mantimentos em parceria com o evento Fashionblack, realizado dia 16 de novembro em comemoração ao dia da consciência negra.

O Prefeito Paulo David tem investido constantemente em treinamento e equipamentos para a Guarda Civil Municipais de Monte Azul Paulista.  A GCM foi fundada a 27 anos pelo ex-prefeito Almiro Lima Borges, e hoje possui 33 membros em seu quadro, sendo três feminino.

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s