BARRETOS: Defesa Civil prepara Plano de Contingência para o período de chuvas

A Coordenadoria de Defesa Civil de Barretos (CONDEC) realiza na próxima segunda feira, 25 de novembro/13, às 16h, na Secretaria Municipal de Educação, na Rua 04, 510, Bairro Clementina, reunião para tratar do Plano de Contingência da Operação Verão 2013/2014. O objetivo é aprimorar o planejamento de ações preventivas, definir as medidas em casos de problemas que possam ser causados por chuvas intensas e ampliar a informação à população de como proceder e que medida adotar em casos de emergência. O encontro será aberto à participação da imprensa.

A reunião inicial entre os órgãos envolvidos na Operação Verão 3013/2014 foi realizada no Grupamento do Corpo de Bombeiros e contou também com representantes do 33º Batalhão de Polícia Militar, Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB), CPFL, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Concessionária TEBE e várias autarquias, secretarias ou departamentos da administração municipal, como CONDEC, SAAE, CIPA/SESMT, Assistência Social, Meio Ambiente, Obras, Educação, Saúde, Trânsito, Suprimentos e Comunicação.

A primeira reunião serviu para apresentação dos responsáveis para estrutura de Defesa Civil da Cidade, para a discussão de medidas adicionais e para uma avaliação, com base na experiência de anos anteriores, das áreas de risco no município. Conforme a avaliação, Barretos possui sete áreas de maior risco e uma das propostas prevê o levantamento dos moradores destas áreas com dificuldade de locomoção, idosos ou recém nascidos para agilizar uma eventual necessidade de retirada. Entre as ações preventivas a serem intensificadas, as propostas incluem palestras educativas, limpeza de bueiros e galerias pluviais, desassoreamento de rios e lagoas e acompanhamento das condições climáticas para emissão de alerta de risco e acionamento de equipes de socorro o mais rápido possível. “Já estamos adotando medidas preventivas há vários meses e recentemente iniciamos o desassoreamento do primeiro lago da Região dos Lagos. Temos que estar preparados para o período de chuvas”, destaca Manoel Messias Santos Neto, coordenador da Defesa Civil de Barretos.

 

ÁREAS DE RISCO

 

1.      Av. 13, entre as ruas 4 e 34

2.      Av. 11, entre as ruas 4 e 34

3.      Av. 9, entre as ruas 6 e 20

4.      Região dos Lagos

5.      Av. 7 de Setembro

6.      Rua Dr. Temístocles Ferreira (Derby)

7.      Avenidas 39, 41 e 43 perto do União

 

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s