Gestores da Educação Municipal Barretense participam de capacitação

 100_0676

O setor de prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, 16 de outubro/13, no Auditório Professor João Cornélio Perini, do Complexo Amador Alves de Queiroz, capacitação para supervisores, diretores de escola, diretores de educação infantil e seus auxiliares.

As unidades escolares receberam vários recursos do governo federal, via Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) – Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, para implementação de diversas ações pedagógicas nas escolas. Trata-se da aplicação de recursos carimbados nas naturezas de despesas de custeio e de capital, com rigoroso controle nas compras, patrimoniação dos bens adquiridos com o PDDE e execução das metodologias do Mais Educação e Atleta na Escola.

O PDDE é um programa que engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

O Mais Educação é um programa indutor da educação integral. Por meio dele as crianças permanecem mais tempo nas escolas participando das atividades cadastradas, como letramento, capoeira, danças, xadrez, judô, radio escolar, brinquedoteca, exercitando o aprendizado e o saber.

Já o atleta na escola destina-se a estudantes entre 12 e 17 anos, especificamente os das escolas Giuseppe e São Francisco, e objetiva difundir a prática desportiva entre os estudantes brasileiros; desenvolver valores olímpicos e paraolímpicos entre os jovens e adolescentes; favorecer a identificação de jovens talentos numa perspectiva de formação educativa integral que concorra para a elevação do desempenho escolar e esportivo dos alunos.

Segundo a responsável pela capacitação, Dinelaine Dini de Freitas, as unidades escolares municipais receberam esses recursos do FNDE para realizar as ações definidas pela Associação de Pais e Mestres, que tem papel deliberativo, executivo e fiscal. “Portanto, a utilização dos recursos e devida prestação de contas exigem seriedade, rigor e transparência”, advertiu Dinelaine.

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s