Fórum Regional de Educação tem início amanhã…

 

Tem início amanhã (16) com a palestra do jornalista especializado em educação, Gilberto Dimenstein, o Fórum Regional de Educação, com o tema “Cidade Educadora – comunidade de aprendizagem”, que enfatiza os desafios e possibilidades da educação integral, buscando o diálogo entre escola e os diferentes espaços educativos. O evento de abertura acontece as 19h30, no Recanto São Vicente de Paula.

O Fórum Regional de Educação segue nos dias 17 e 18 de outubro, com dezenas de atividades, entre palestras, minicursos e oficinas direcionadas a professores da rede municipal de ensino e alunos de pedagogia, letras e demais cursos de licenciatura. O encerramento fica a cargo do filósofo Luiz Felipe Pondé, com a palestra “A importância da ética na Formação Integral do Sujeito”. As vagas para participar das atividades são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unifafibe.com.br.

O II Fórum Regional de Educação é resultado de parcerias entre Ação Social Cooperada SicoobCredicitrus Coopercitrus, Departamento Municipal de Educação e Cultura de Bebedouro, UNIFAFIBE e Escola Estadual Abílio Manoel, em função de seu centenário e de sua reinauguração.

Educação além dos limites da escola

Jornalista premiado e especializado em educação, Gilberto Dimenstein é colunista da Folha de São Paulo e da rádio CBN e coleciona em sua jornada a criação da entidade Cidade Escola Aprendiz, o site Catraca Livre e o programa Mais São Paulo. Incomodado com a desvinculação dos conteúdos escolares do cotidiano dos estudantes, Dimenstein, que há anos tem desenvolvido projetos de destaque na área da Educação, defende a derrubada dos muros escolares para que a cidade toda se transforme em sala de aula. Para ele, o grande papel da educação é formar pessoas criativas e com imaginação. “Nosso objetivo é disseminar na rede escolar esse conceito de educação integral tão defendido por Dimenstein, que amplia a possibilidade de aprendizagem do aluno”, aponta a diretora do Departamento Municipal de Educação), Ana Sílvia Bergantini Miguel.

O jornalista tem uma trajetória bem sucedida. Já foi diretor da Folha de São Paulo na sucursal de Brasília e correspondente internacional em Nova York daquele periódico. Trabalhou no Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Última Hora e revista Veja. Ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos junto com D. Paulo de Evaristo Arns, e o Prêmio Criança e Paz, do Unicef. Também ganhou os prêmios Esso (categoria principal) e Prêmio Jabuti, em 1993, de melhor livro de não-ficção, com a obra Cidadão de Papel. Na área da Educação, é fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz, que trabalha o conceito de Bairro-Escola, e ainda desenvolve o Catraca Livre, site que divulga a programação cultural gratuita dos municípios participantes, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle.

 

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s