Cooperativismo tem destaque no Fórum Regional de Educação

O II Fórum Regional de Educação, que acontece de 16 a 18 de outubro em Bebedouro, traz em sua programação dezenas de atividades, entre palestras, oficinas e minicursos abordando temas diversos. No entanto, o cooperativismo tem destaque especial na programação. Além de patrocinar a palestra de abertura do Fórum, com o jornalista especializado em educação, Gilberto Dimenstein, a Ação Social Cooperada SicoobCredicitrus Coopercitrus promoverá outras quatro oficinas focalizando os temas cooperativismo, música e educação ambiental.

Voltada a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, a oficina “A Educação e o Cooperativismo” a cargo da equipe do Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, e a palestra “Da Inspiração ao Cooperativismo”, ministrada pelo fundador da Cooperativa de Reciclagem Yougreen, Roger Koeppl, abordarão os valores e princípios desse sistema como agente transformador da sociedade e trará o depoimento de um jovem empreendedor que descobriu na cooperativa uma motivação para sua vida.

 

Música e meio ambiente

Já as oficinas “Música nas Escolas” e “Educação Ambiental Mata Viva” tratarão de temas relacionados aos projetos homônimos, promovidos pela Ação Social Cooperada SicoobCredicitrus Coopercitrus.

Voltada a professores do ensino fundamental e alunos do curso de pedagogia e letras, a oficina “Música nas Escolas”, ministrada pelo Maestro Dr. Sérgio Alberto de Oliveira, aborda a história da música contextualizando com períodos históricos, propiciando aos educadores e alunos saberem de onde surgiu um tipo de música e fazerem ligações intelectuais sobre uma música ouvida num desenho ou filme, por exemplo.

A oficina de Educação Ambiental “Mata Viva”, coordenada pela bióloga Dra. Rita Mendonça, será realizada na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro e trará vivências sobre a interação com a natureza e educação ambiental.

Com tema “Cidade Educadora – comunidade de aprendizagem”, que aborda o papel da sociedade na educação integral dos alunos, o Fórum Regional de Educação traz dezenas de atividades, entre palestras, minicursos e oficinas, voltadas a professores da rede municipal de ensino e alunos de pedagogia, letras e demais cursos de licenciatura. As vagas para participar das atividades são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unifafibe.com.br.

O II Fórum Regional de Educação é resultado de parcerias entre Ação Social Cooperada SicoobCredicitrus Coopercitrus, Departamento Municipal de Educação e Cultura de Bebedouro, UNIFAFIBE e Escola Estadual Abílio Manoel, em função de seu centenário e de sua reinauguração.

 

Sobre a Ação Social Cooperada – A Ação Social Cooperada SicoobCredicitrus Coopercitrus atua com objetivo de materializar a política de responsabilidade sócio-cultural-ambiental das duas cooperativas. Através da Ação Social Cooperada, as cooperativas unem forças e colocam em prática dois princípios do cooperativismo: Interesse pela comunidade, através da responsabilidade sócio-cultural-ambiental e intercooperação pela ação conjunta.  Desde sua fundação em 2005 o Fundo de Investimento Social Cultural Coopercitrus Credicitrus investiu mais de R$ 4 milhões em projetos de 93 instituições de 55 municípios além de desenvolver projetos e campanhas próprias.

Mais informações: www.coopercitrus.com.br e www.credicitrus.com.br

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s