BEBEDOURO: Projeto Música na escola

Próximo de encerrar as atividades de 2013, o Projeto Música nas Escolas segue a todo vapor levando conhecimentos sobre arte e cultura aos alunos da rede pública de ensino de Bebedouro. O projeto segue até novembro, no final do ano letivo, quando serão realizadas apresentações das crianças demonstrando o que aprenderam ao longo do ano.  Em 2013, participam do projeto 1.200 alunos dos 5º anos de 11 escolas municipais de Bebedouro, além de alunos da ONG Artsol e da Escola Estadual Orlando França de Carvalho.

As crianças aprendem sobre história da música, instrumentos e principais compositores, em aulas e oficinas ministradas pelos coralistas Alexandre Bonfim e Gutierry José Zambonini. Segundo a vice-diretora da EMEF Augusto Vieira, Aparecida Conceição Rassini da Costa, o projeto desperta grande interesse e curiosidade dos alunos. “É uma oportunidade interessante que nossos alunos têm de participarem do projeto. Eu percebo que eles se envolvem de verdade e têm muita curiosidade nas aulas. Todos aprendem muito e conhecem sobre os períodos da música e sobre os instrumentos musicais também”, aponta a educadora.

Idealizado pela coordenadora do departamento de comunicação e marketing da  Coopercitrus, Maria Dolores Figols y Costa, com coordenação do Maestro Sérgio Alberto de Oliveira, o projeto Música nas Escolas tem como objetivo proporcionar aos alunos contato com música erudita, bem como desenvolver as habilidades musicais, autodisciplina, sensibilidade e a capacidade de memorização e de concentração.

“Saber de onde surgiu um tipo de música, fazer ligações intelectuais sobre uma música ouvida num desenho ou filme, interagir de forma inteligente com o que se ouve num comentário de jornal escrito ou televisionado é o que podemos chamar de cultura. Isso é um pouco do que podemos propiciar às nossas crianças com este projeto”, comenta o maestro.

Desenvolvido pela Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus Coopercitrus em parceria com o DEMEC (Departamento Municipal de Educação e Cultura de Bebedouro), desde 2006, o Música nas Escolas já capacitou mais de 8 mil alunos de Bebedouro e 1.300 alunos de Barretos, promovendo cultura às comunidades da região de atuação onde as cooperativas Coopercitrus e Sicoob Credicitrus.

Anúncios

Obrigado por participar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s