Artistas monte-azulenses entram na reta final da produção de “As Quatro Estações” que será apresentada neste sábado…

Produzido há 5 anos, o renomado espetáculo de dança promovido pelo Clube Recreativo Monte-azulense tem se tornado um marco de final de ano no calendário artístico-cultural de Monte Azul Paulista. Os artistas são os alunos das turmas de dança da professora Juliana Ferro, os produtores, os agregados mais velhos da turma e o próprio Clube tem feito o papel de mecenas e, o patrocínio, tem saído do comércio que aprova e incentiva uma grande e criteriosa produção que chega a público sem falha alguma. Nesta semana, convidamos a bailarina Juliana Ferro, idealizadora de toda essa estrutura para falar sobre a produção:

ENFOQUEMANIA:  Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer a recepção e dizer que estamos impressionados com o potencial das crianças. Aproveitando o ensejo, gostaríamos de saber sobre os ensaios para o espetáculo desse ano?

JULIANA: A semana que antecede o evento fica sendo o ensaio geral…acontece durante toda a semana, e no dia 09/12, as 18 horas, o ensaio geral com figurino,que pra nós torná-se o primeiro dia de Espetáculo, onde temos todas as dúvidas tiradas e o resultado final concluído.

ENFOQUEMANIA: O espetáculo anterior intitulava-se “O Calendário”, aparentemente foi uma alusão às datas comemorativas e festivas brasileira, este ano, “As Quatro Estações” abordará exatamente o que, além das próprias estações do ano? E como surgiu a inspiração para este tema?

JULIANA: Na verdade encerro um Espetáculo já pensando no próximo ano. Este ano vamos abordar tudo que se relaciona as Estações…como por exemplo no inverno o frio,a neve, etc. A inspiração vêm de tudo que já vi, presenciei, sonhei.Quando fico triste…confesso que a inspiração é maior…(risos).

ENFOQUEMANIA: Poucas produções artísticas de grande monta são realizadas em Monte Azul Paulista, para o público ter uma noção da grandiosidade do evento, seria possível  discriminar uma série de itens contidas na produção usando de ordem numéricas?

JULIANA: É sempre muito difícil produzir algo de grandiosidade em Monte Azul, mas graças a Deus durante estes 6 anos o evento foi crescendo e cada vez mais os patrocinadores apoiando, isso me anima bastante. Começamos a produção com os figurinos que desenho todos no início do ano e em seguida sento com a costureira “Vanda Moraes” onde orçamos tudo e fazemos a primeira reunião, onde os alunos e pais decidem o que cada um dança…Tenho alunos que dançam 10,11 coreografias, para isso dividimos em várias parcelas os figurinos para que seja possível tal dedicação… Em seguida toda a produção vai surgindo, desde iluminador, sonoplasta, decorador, marceneiros, arte gráfica, fotografias, filmagens… e sempre tive o cuidado de dar oportunidades aos monteazulenses… Nunca usei o famoso “santo de casa não faz milagre”, afinal temos talentos natos em cada área e acho importantíssimo valorizarmos… Os bailarinos se preparam com o cabelo e a maquiagem desde manhã para o evento… Acrescentamos 300 cadeiras além das arquibancadas e o clube fica responsável com bar e recepção… Os bailarinos se trocam nos bastidores em menos de 3 minutos de uma coreografia para outra exigindo muita dedicação e profissionalismo.

ENFOQUEMANIA: Saindo da parte da produção e destinando ao financeiro… O custo é alto? Em torno de quanto?

JULIANA: Varia muito de um ano para outro, mas sempre em torno de R$8.000 a R$10.000

 ENFOQUEMANIA: Todo ano, um grande público se mobiliza até o Ginásio de esportes do Clube Recreativo para apreciar o trabalho da Oficina do Movimento. Qual a perspectiva de público para este ano, qual o valor dos ingressos e onde podem ser adquiridos?

JULIANA: Nossa expectativa é de 2.000 pessoas, os ingressos custam R$10,00 e podem ser adquiridos no Clube Recreativo, ou com os próprios alunos ou comigo.

ENFOQUEMANIA: Além desse trabalho, você também trabalha paulatinamente como bailarina em cruzeiros. Quais são os seus projetos futuros após se desprender dessa produção mais recente?

JULIANA: Trabalho para Costa Cruzeiros como professora há 7 anos e pretendo continuar viajando a bordo de navios, pois amo viajar, conhecer culturas diferentes. Além disso, já estou pensando no próximo tema e Espetáculo do ano que vêm… Meus planos são continuar dando minhas aulas aqui em Monte Azul no Clube Recreativo que sempre me apoiou fielmente e próxima aos meu alunos monteazulenses que são meus xodós, minhas pérolas… Amo o que faço e acima de tudo amo minhas raízes monteazulenses!

 ENFOQUEMANIA: Agradecemos a atenção em receber nossa reportagem e gostaríamos de enaltecer o brilhantismo e profissionalismo pelos quais tem aplicado não só nesta produção, mas em tudo que faz. Deixamos aberto um espaço para suas considerações finais.

JULIANA: Agradeço demais a oportunidade de falar sobre o Espetáculo, pois trabalho o ano todo para uma realização digna do público que prestigia esta cultura. Quero agradecer todos os patrocinadores que a cada ano me surpreende com o apoio, ao Clube por me permitir fazer o que mais amo, aos meus alunos que engrandecem a luz do palco, a costureira que enriquece meu trabalho, e a todos os envolvidos que abrilhanta cada ano mais meu evento. Minha família que se dedica junto comigo sempre e meu novo amor, que agüenta meu stress pré-espetáculo (risos).

NA SEQUÊNCIA, FOTOS DA ARTISTA. PARA VER FOTOS DO ENSAIO DO GRUPO OFICINA DO MOVIMENTO CLIQUE AQUI.

Um pensamento sobre “Artistas monte-azulenses entram na reta final da produção de “As Quatro Estações” que será apresentada neste sábado…

  1. ju vc é td de boom vc é a rainha vc taah aqui onde vc está pq vc merece vc lutou muito isso não só eu mas td mundo sabe qm vc é de verdade

    by. isadora santos

Obrigado por participar!

